Leitoras

Pesquise

Carregando...
Tecnologia do Blogger.

Tradutor

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DICAS: como escolher a base ideal para você?

Oi! Achar a base perfeita é o sonho de todo viciado em maquiagem. Infelizmente é um dos produtos mais difíceis de se escolher porque cada pele tem suas diferenças e necessidades, e muitas vezes o que funciona para mim não vai funcionar para você, tanto no quesito tipo de pele quanto no quesito cor.

A busca pela base CERTA:

Nessa saga o mais importante de tudo é testar. Teste toda e qualquer base que você puder por suas mãozinhas, amostras de lojas, bases das amigas, não deixe passar nenhuma. Mesmo que ela não seja a sua cor, teste a textura, duração, entenda a diferença entre as bases, procure por uma que te deixe confortável.
Na hora de testar uma base, o pior erro que você pode cometer é experimentar a base na loja, achar que ficou linda e leva-la para casa. Não faça isso, jamais. Vá para casa, se olhe em todos os espelhos possíveis, veja como a base vai se comportar daqui a 3 horas, 5 horas, 8 horas.
A busca pela base certa PARA VOCÊ:
Na hora de escolher a base perfeita, lembre-se de que ela precisa ser perfeita PARA VOCÊ. Então pergunte a si mesma, o que é mais importante para mim em uma base.
Lembre-se de que não existe base perfeita, ela sempre vai ter pontos melhores e pontos piores. Abaixo estão alguns pontos para você considerar. Reúna 3 ou 4 coisas que você espera da base e enumere elas por ordem de importância. Sabendo o que você quer, fica mais fácil escolher uma base.
  • Controle de oleosidade/Brilho
  • Hidratação
  • Anti-idade
  • Alta Duração
  • Baixa Transferência
  • Cobertura Alta, Média, Baixa?
  • Cobertura Baixa
  • Cobertura Média
  • Acabamento Fosco
  • Acabamento Brilho/Acetinado
  • Base confortável
  • Base com FPS
  • Base Compacta
  • Base Líquida
  • Embalagem com Pump

Fórmulas de Base – Qual é a melhor para o seu tipo de pele?

Bom, primeiro é importante conhecer os acabamentos de base. Quando você já souber o que cada um significa, testar bases vai ficar muito mais fácil, assim você vai conseguir colocar cada base em um grupo.
  • Matte ou Opaca: A base vai ser opaca, não vai ter brilho, glow, nada disso.
  • Semi-Matte: É quase opaca mas não fica tão artificial ou pesada quanto a opaca.
  • Satin ou Acetinado: Esse tipo de acabamento tem um leve brilho, que parece aquele glow de pele saudável, aquele efeito que geralmente quem tem pele seca ama e quem tem pele oleosa odeia.
  • Sheer: É um acabamento bem fino, com pouca cobertura. Geralmente são produtos para uniformizar o tom da pele e não para corrigir imperfeições.
Sabendo o que cada acabamento significa, vamos aprender quais são melhores para que tipo de pele?

Pele Seca:

Procure bases Sheers ou acetinados. Bases líquidas ou cremosas costumam cuidar melhor da pele seca porque algumas além de cobrir hidratam a pele. Além disso, bases em pó tendem a ressecar a pele. Se você quer uma base compacta, aposte na base em creme e fique longe das em pó.
Dicas de Bases: Flawless da Avon, Flawless da Benefit, Healthy Mix Bourjois, Duda Molinos, Vita acqua lumiére da Chanel, Velvet da Contém 1g, DiorSkin nude e forever, Face & body, sculpt e mineralizes da Mac, HD da Tracta, Base Natura Faces, Clinique Super Moisture. A natura una também tem algumas bases que são ótimas para pele seca. Aposte em BB Creams também e hidratantes com cor. Geralmente as bases anti-idade são muito boas para pele seca, porque já vão ajudar a previnir as linhas finas que aparecem tão cedo nesse tipo de pele, além de promover a hidratação que essa pele necessita.

Pele Normal:

Pode usar qualquer tipo de base. Daí vai do que você prefere para o dia a dia, duração, hidratação, anti idade. Todas as bases que eu recomendei nesse post são boas pedidas para você ;).

Pele Mista ou Oleosa:

Procure por acabamentos Opacos ou Semi Opacos. Geralmente as bases mais brilhosas e molhadinhas vão te deixar. achando que a pele está oleosa, ou não vão funcionar para você.
Dicas de Bases: Lancome Color Ideal e Teint Miracle, Pro Longwear e Studio fix fluid Mac, Sheer Matte Nars, Match Master Mac, Make up for ever Mat+ Velvet. Se você não conseguir acertar na base, aposte em um primer com controle de brilho ou matificante, ajuda bastante.

E a cobertura da base?

Algumas pessoas pensam que quanto maior a cobertura, melhor vai ficar a maquiagem. Com base nesse princípio acabamos usando bases mais pesadas do que realmente precisamos. É bom ficar de olho nisso, e entender que quanto maior a cobertura mais artificial a maquiagem vai ficar. Isso é até legal para uma noite, balada, fotos, um evento e tals, mas para o dia a dia o ideal é apostar em produtos que vão fazer sua pele melhorar de aparência sem ficar perfeito. Assim muita gente nem vai saber que você está usando base.

Se você tem pele quase perfeita:

Desencane de bases de cobertura alta ou média e aposte nas bases bem fluídas de cobertura baixa. Aposte em hidratantes com cor ou bb creams e desencane de pele perfeita. Se você tem bases pesadas pode dilui-las em hidratante, misture uma porção de hidratante com uma porção de base e aplique no rosto. Fácil assim.

Se você tem algumas imperfeições ou manchas:

Procure por bases de cobertura média e aposte em um bom corretivo em cima das manchas e imperfeições. Dessa maneira você se concentra onde realmente há um problema e não no rosto inteiro. Com algumas bases você pode construir a cobertura, eu gosto muito de passar uma camada de base em todo o rosto e uma segunda camada apenas onde há necessidade.

Se você tem muitas imperfeições ou cicatrizes:

Procure por bases de cobertura média-alta. Hoje em dia há algumas formulas que cobrem bastante sem deixar aquela aparência de pele pesada. Nesse caso vale a pena investir numa BOA base, mas não esqueça de comba-la com um bom corretivo.
Tendo essas dicas em mente, vá a caça da base perfeita. Não fique triste se você não achar o item que você está procurando nos primeiros meses ou semanas. Infelizmente esse tipo de busca demora muito, e você vai acabar investindo em bases não tão perfeitas assim. Mas não desista, há uma base perfeita para todo mundo.
  • Se você é negra, a busca é mais difícil ainda. Muitas marcas não tem tons de base tão escuros, e algumas que tem tendem a acinzentar a pele. Felizmente há muita diversidade de raças no Brasil e várias marcas estão começando a investir nesse  mercado! :) A mesma coisa para quem é muito branquinha. Novas cores cada vez mais claras (e escuras) estão surgindo.

  • Se você comprou uma base que transfere, tente assentá-la com um pouco de pó ou com um lencinho limpo. Ajuda bastante.

  • Se a sua base está muito clara ou muito escura você pode misturar ela com outra base na hora de aplicar, ou tentar consertar com um pó mais claro ou escuro por cima. Só não recomendo que você misture a base para usar depois porque ela tende a ficar muito ressecada.

  • Se a sua base ficou muito pesada e você gostaria que ela fosse mais leve,  eu faço um vídeo e ensino a diluir a base.
O pincel que você usa para aplicar maquiagem interfere bastante na cobertura e acabamento.

PS: Quando eu falo sobre transferir a base, imagine o seguinte: Você aplica base, pó, etc, daí seu celular toca e você atende. Acredito que já tenha acontecido com você de você tirar o telefone da orelha e ver que ele está todo sujo de base. Isso é a base transferir, quando você passa a mão ou outra coisa (como o telefone) ela sai e fica no objeto.

(Fonte: Blog E aí, Beleza?).


Beijos,
Mariana.

0 comentários: